Sobre o Sappil

Com o objetivo de aproximar as pesquisas desenvolvidas em andamento do público acadêmico e aprimorar o fazer científico por meio de apresentações de trabalho e diálogo com professores, o Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, especificamente do Programa de Pós-graduação de Estudos de Linguagem (Sappil-Linguagem), é um evento anual organizado pelos alunos do Posling. Nele, alunos de mestrado e doutorado, nas três linhas de pesquisa desenvolvidas no programa, têm a possibilidade de apresentar os rumos de seus trabalhos, sob a avaliação de professores convidados, possibilitando um enriquecimento às pesquisas. Atualmente, são esperados trabalhos de alunos e ex-alunos do POSLING, além de alunos da graduação que fazem parte da Iniciação Científica em Letras na UFF,possibilitando a publicação de um capítulo noe-book. Alunos de graduação que não se incluem na Iniciação Científica e alunos de outras universidades são convidados a participar do evento, porém, como ouvintes.

Ao longo de suas edições, o Sappil já precisou se reinventar. De um evento presencial de uma semana, em 2020, ano do início da pandemia de Covid-19, ele se tornou um evento remoto com duração de quase um mês, ocorrendo junto com a tradicional Jornada de Estudos de Linguagem e com o recém-fundado Seminário de Egressos do Posling. Um eventão.

Em 2023, recuperamos algo do formato original do Sappil-Linguagem: ele ocorrerá em uma semana, mas com a possibilidade de sessões presenciais e remotas. A experiência com o uso das tecnologias digitais promovida nos últimos anos permitiu reconhecermos a produtividade e a eficácia de encontros mediados pelo computados para algumas finalidades. Além disso, o Sappil se mantém sendo realizado, neste ano, com o Seminário de Egressos, formando a dupla Sappil & Sepel: Estudos de Linguagem.

Como mecanismo de acompanhamento dos egressos do Posling, o Seminário de Egressos tem sido responsável por reunir ex-estudantes do Programa, oportunizando diálogos frutíferos sobre suas trajetórias de pesquisa, de reflexão teórica e de inserção profissional. Nos últimos anos, foram apresentados, em mesas-redondas, trabalhos de doutores do Posling que atuam em universidades públicas e particulares, em instituições de ensino básico, técnico e tecnológico (como Institutos Federais, Cefets etc.), em empresas de pesquisa. Para o estudante com matrícula ativa, esses egressos são uma vitrine de possibilidades. Para o Programa, um orgulho.